Artigos

Poço na India

Chand Baori


Quem constrói isso?
Um engenheiro, um arquiteto, um matemático ou um devoto?

Sem conhecimento de geometria, matemática, física, engenharia, como é possível?
Chand Baori: o maior e mais impressionante Stepwell do mundo.

O poço Chand Baori foi construído durante os séculos VIII e IX e possui 3.500 degraus estreitos dispostos em perfeita simetria, que descem 20 m até o fundo do poço.

Nos estados de Rajastão e Gujarat, no norte da Índia, o problema da água é profundo. Séculos atrás, os poços foram construídos nessas áreas para fornecer água durante todo o ano. Esses poços funcionavam como reservatórios ou tanques de armazenamento que podem armazenar grande quantidade de água e também mantê-la fresca.

Conhecidos como baoris, baolis e vav, os poços têm degraus construídos nas laterais que podem ser descidos para alcançar a água no fundo. Os poços escalonados são geralmente maiores do que os poços comuns e muitas vezes têm importância arquitetônica, assim como Chand Baori – um dos poços escalonados mais antigos e famosos da Índia.

Chand Baori é uma estrutura profunda de quatro lados com um imenso templo em uma das faces. Esta incrível estrutura quadrada tem 13 andares de profundidade e, alinhadas ao longo das paredes em três lados, há lances duplos de escadas. 3.500 degraus estreitos dispostos em perfeita simetria descem até o fundo do poço, com 20 metros de profundidade, até uma poça de água verde turva. De um lado do poço há um pavilhão e uma sala de descanso para a realeza.

Embora não haja documentação sobre a sua construção, acredita-se que tenha sido encomendada sob o governo do rei Chanda da dinastia Nikumbha, entre os séculos VIII e IX.

Considerada uma das joias escondidas e mais bem guardadas da Índia, Chand Baori não é fácil de encontrar, pois está um pouco afastado do circuito habitual de viagens do Rajastão. Mas merece todos os elogios que lhe são dados. Chand Baori está localizado em uma pequena cidade chamada Abhaneri, a cerca de 93 quilômetros de Jaipur, capital do Rajastão. O lugar se chamava Abha Nagri (Cidade do Brilho), mas com o tempo Abha Nagri tornou-se AbhaNeri.

A escadaria e todo o entorno são um belo exemplo da expertise arquitetônica das grandes arquiteturas indianas. Também mostra a inteligência geométrica dos arquitetos da época passada. Os degraus formam um labirinto mágico e o consequente jogo de luz e sombra na estrutura confere-lhe um aspecto cativante.

Além de conservar água, Chand baori também se tornou um ponto de encontro comunitário para os moradores de Abhaneri. Os habitantes da cidade costumavam sentar-se bem ao redor do degrau e se refrescar durante os dias de verão. No fundo do poço o ar é sempre cerca de 5 a 6 graus mais frio do que no topo.

Ao lado do baori estão as ruínas do templo Harshat Mata, construído no século IX, logo após a construção de Chand Baori. Era um ritual para os peregrinos lavarem as mãos e os pés no poço antes de entrar no templo. Este templo foi destruído durante o século 10 por Mahmud Ghazni. Seus muitos pilares, colunas e estátuas agora estão espalhados no pátio do templo.

Chand Baori não é mais um poço ativo e é mantido pelo Serviço Arqueológico da Índia. Chand Baori apareceu no filme The Fall e também fez uma pequena aparição no blockbuster de Christopher Nolan, The Dark Knight Rises.

Chand Baori Stepwell parece uma pirâmide invertida

vista area

Os primeiros poços datam de cerca de 550 d.C., mas os mais famosos deles foram construídos na época medieval. Há sugestões de que eles podem ter se originado muito antes, e seus precursores podem ser vistos na civilização do Vale do Indo. Estima-se que mais de 3.000 poços foram construídos nos estados do norte da Índia. Embora muitos tenham caído em desuso e sido preenchidos com lixo na era moderna, ainda existem centenas de poços.

Chand Baori Stepwell, um dos mais intrincados, profundos e maiores poços da Índia, chamado Chand Baori (ou Baoli/Baodi que significa stepwell), está localizado na vila de Abhaneri, perto de Bandikui, Rajasthan, IN.
 

Siga-nos nas redes sociais

Solara Holístico Solara Holístico Conecte-se em nosso Linkedin Solara Holístico Solara Holístico

Busca

A Cidade de Telos

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Sathya Sai Baba

Recentes